10 dicas de brincadeiras para o Dia das Crianças.
O
que uma criança mais gosta de fazer ? brincar é claro, então estou
disponibilizando 10 ótimas dicas de brincadeiras para alegrar as
crianças no dia dedicado a elas.
1. Alerta cor
Uma
pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O
pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador,
então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para
ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.
2. Arranca rabo
Cada
participante ganha uma tira de tecido (pode ser um lenço) para pendurar
na parte de trás da calça, como se fosse a cauda de um animal. Ao
sinal, todos correm tentando arrancar a cauda dos outros participantes.
Vence quem conseguir juntar mais caudas, sem perder a sua.
3. Cada macaco no seu galho
Um
participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os
macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos
vão girando a roda. Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho!”,
eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada, etc).
Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador.
4. Chicotinho queimado
Pegar
um pedaço de pano para ser o chicotinho queimado. Um participante será o
mestre e esconderá o chicotinho sem que as outras vejam. Depois todos
saem para procurar. Quando um participante chegar perto do chicotinho
escondido o mestre deverá dizer “está esquentando”; se ele se afastar, o
mestre dirá “está esfriando”. Vence quem conseguir achar o chicotinho.
5. Corrida de três pernas
Desenhe
uma linha de chegada no chão. Forme duplas com os participantes e
amarre a perna direita de um com a perna esquerda do outro. Ao sinal da
largada, as duplas deverão correr até a linha de chegada. Vence a dupla
que chegar primeiro sem cair ou soltar as pernas amarradas.
6. Foguinho
Escolher
dois participantes para girar uma corda para um terceiro pular.
Enquanto giram a corda, cantam “Salada, saladinha, temperada com sal,
pimenta, fogo, foguinho!”. Quando pronunciar a palavra “foguinho”
chacoalham a corda bem rápido, até a pessoa que está pulando esbarrar
nela.
7. Lencinho na mão
Os
participantes sentam no chão formando uma roda. Um participante, que
será o mestre, fica em pé, andando em volta da roda, com um pedaço de
pano na mão, enquanto os outros cantam: “Lencinho na mão, caiu no chão;
moça bonita do meu coração; galo que canta corococó; chupa cana com um
dente só; é 1, é 2, é 3; acabou a sua vez”. Ao dizerem isso, o mestre
tem que largar o lencinho atrás de alguém que estava sentado – essa
pessoa deverá sair correndo e tentar pegar o mestre, que por sua vez
estará salvo se conseguir sentar no lugar da pessoa que se levantou.
8. Mãe da rua
Traça-se
uma linha no chão, em cima da qual ficará um participante, que será a
mãe da rua. Ele poderá se mover somente em cima da linha. Os
participantes ficarão de um lado do campo e, dado o sinal, deverão
passar para o outro lado cruzando a linha. Quem a mãe da rua tocar
estará pego. Depois, repete-se até que sobre somente um participante,
que será o vencedor.
9. Morto vivo
Os
participantes ficam em fileira e um é escolhido para ser o mestre.
Quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham; quando gritar
“vivo”, os participantes ficam em pé e levantam os braços. E assim ele
vai alternando, acelerando e reduzindo a velocidade. Quem errar, sai da
brincadeira. Quem conseguir ficar até o final, vence.
10. O mestre mandou
Escolher
um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre
dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre
mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até
que sobre somente um participante, que será o novo mestre.
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