Proposta de reforma da Previdência
A proposta de reforma da Previdência apresentada nesta quarta-feira (20) pelo governo Jair Bolsonaro quer fixar em 60 anos a idade mínima para professores se aposentarem. Atualmente, as regras previdenciárias não preveem idade mínima para a aposentadoria da categoria.
A proposta também pretende unificar em 30 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria de professores e professoras. Até o momento, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens.
Em entrevista na qual técnicos do governo explicaram nesta quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolin, defendeu que a aposentadoria de categorias especiais não deve diferenciar a questão de gênero.
"A aposentadoria tem regras especiais por conta da atividade em si, e não por conta do gênero. Vários países têm regras especiais para professores, o Brasil não é o único, mas é o único que trata professores e professoras de forma diferente”, enfatizou o secretário.
Aposentadoria de professores
Regra atual
- Idade mínima: não há
- Tempo de contribuição: 25 anos para mulheres e 30 anos para homens
Regra proposta
- Idade mínima: 60 anos para homens e mulheres
- Tempo de contribuição: 30 anos para homens e mulheres
Tempo de contribuição
Ainda de acordo com Leonardo Rolin, se a proposta de reforma da Previdência for aprovada, o professor que atingir a idade mínima para se aposentar pelo regime geral – que passará a ser de 62 anos para mulheres e 65 para homens – poderá se aposentar com menos de 30 anos de contribuição. O tempo mínimo de contribuição no regime geral é de 20 anos.
“Ele [professor] pode optar por se aposentar pelas regras do regime geral [com tempo de contribuição de 20 anos], mas aí precisa atingir a idade mínima necessária [62 anos para mulheres e 65 anos para homens]", explicou o secretário de Previdência.
Professores da rede pública
A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro também quer alterar as regras de aposentadoria para os professores da rede pública de ensino.
PARA TER ACESSO AOS EXERCÍCIOS CLICK AQUI: EXERCÍCIOS
O texto prevê que, além de alcançar idade mínima de 60 anos, para se aposentar os docentes terão que ter 30 anos de contribuição e 10 anos de atuação no serviço público. Também será necessário 5 anos no cargo efetivo.
A regra atual para professores da rede pública de ensino prevê idade mínima de 50 anos para mulheres e 55 anos para homens, com 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo efetivo.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/02/20/governo-propoe-idade-minima-de-60-anos-para-aposentadoria-de-professores.ghtml
Afim de adquirir uma grana extra?
Tenho uma diga simples prática e que está fazendo bastante sucesso, conheça os GELADINHOS GOURMET.
PARA TER ACESSO A 50 RECEITAS DE GELADINHO GOURMET CLICK NO LINK ABAIXO:
Afim de adquirir uma grana extra?
Tenho uma diga simples prática e que está fazendo bastante sucesso, conheça os GELADINHOS GOURMET.
PARA TER ACESSO A 50 RECEITAS DE GELADINHO GOURMET CLICK NO LINK ABAIXO: